Powered By Blogger

sábado, 30 de abril de 2011

CASAMENTO REAL E BEATIFICAÇÃO


No mundo da democracia, a realeza mantém uma antiga tradição, a vantagem dos primogênitos.
Apreservação da monarquia, que existe há séculos na Grã-Bretanha, através do casamento, ajuda a consolidar essa tradição, além de manter a parte “material", já que os Windsor possuem muitos negócios espalhados pelo mundo. Na época das celebridades,  casamentos deste tipo “exercem uma espécie de fascínio sobre o imaginário coletivo”.


JOÃO PAULO 2o. SERÁ BEATIFICADO DOMINGO

João Paulo 2º será beatificado no domingo; veja galeria de fotos da trajetória
Para a Igreja, a medida é a confirmação da vida santa de Karol Wojtyla. No entanto,
na visão de analistas, houve pressa e o Vaticano poderia ter tido mais rigor no processo.


sábado, 23 de abril de 2011

SÁBADO DE ALELUIA

Papa Bento 16 (Tiziana Fabi/France Presse)
Pela primeira vez na história do Vaticano, o papa Bento 16 participou nesta sexta-feira de um programa televisivo italiano, durante o qual respondeu perguntas enviadas pelo público.

A comemoração da Páscoa escapa do consumismo quando os pais valorizam a fantasia e o significado da festa

A Páscoa envolve uma experiência fantasiosa para as crianças: a existência de um personagem associado ao espírito da data. Mas até quando os pais devem alimentar a fantasia do Coelhinho da Páscoa? “As crianças pequenas vivem num mundo de ilusões e a crença no coelhinho pode ajudá-las a ser mais espontâneas”, diz Ida Bechelli, do Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria da Unifesp. E se o ambiente familiar propiciar a fantasia, melhor ainda.

Não existe uma idade certa para a descoberta da verdade. A pedagoga Angelina Francescchini, diretora da Prima Escola Montessori de São Paulo, observa que as crianças menores, de até seis anos, ficam muito empolgadas com a busca pelos ovos promovida pela escola no último dia de aula antes do feriado. Mas depois disso, não faz mais sentido deixar a criança acreditando em uma ilusão: “A idade certa para contar a verdade depende da observação da família e da decisão sobre como se prefere comemorar a data”.

O mais comum é a criança, sozinha, começar a questionar se o Coelhinho da Páscoa existe mesmo ou não. A pergunta costuma surgir a partir dos cinco anos, quando um amiguinho da escola ou o irmão mais velho dão pistas de que o Coelhinho de verdade são os pais. “Quando isso acontece, não se deve insistir na ilusão”, sugere Ida. “Algumas crianças ficam bravas, outras mais chateadas. Mas o lado lúdico da data pode continuar presente, transformado em outros valores”.



REPRESSÃO A PROTESTOS PASSA DOS 110 MORTOS NA SÍRIA

Manifestante queima imagem do ditador Bashar al Assad em protestos em frente à Embaixada da Síria no Chipre
Manifestante queima imagem do ditador Bashar al Assad em protestos em frente à Embaixada da Síria no Chipre


MAIS DE 10 MIL JÁ ASSISTIRAM À "PAIXÃO" EM PIRACICABA

Ele tem 33 anos, cabelos compridos, barba, é magro e tem uma expressão serena. Assim é o ator Silvio Kazza, que interpreta Jesus na 22ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba, pela segunda vez consecutiva.


Música é um dos sete novos conteúdos obrigatórios nas escolas


Educador português defende menos conteúdos obrigatórios e mais autonomia aos professores

Uma das grandes missões da escola é ensinar as crianças a se comunicarem umas com as outras. Mas não creio que a cultura africana, ou qualquer outra, devam ser automatizadas. O mesmo se poderá dizer da educação financeira. Situação totalmente distinta é a música. Aqui, sim, estamos perante um conteúdo que é estruturante da educação das crianças e dos jovens. A música é um elemento central da cultura e da formação das novas gerações.


SANTOS E PONTE PRETA SE ENFRENTAM NA VILA
Time sob pressão já é quase rotina na atual temporada.

Fernando Menezes/Fotoarena
Pena que a TV não privilegia os bons jogos

MOISÉS COM PROBLEMAS NA EQUIPE DO XV

Anderson e Marcus Vinicius saíram machucados da última partida e são dúvidas.
Moisés Eguert, treinador do XV de Piracicaba, vai esperar até o último minuto para definir o Nhô Quim para a partida de vida ou morte contra o Monte Azul, no próximo domingo, que pode levar a equipe piracicabana de volta à elite do Paulistão.


ACORDO PREVÊ FIM DE SACOLA PLÁSTICA EM MERCADOS DE SP
Governo de SP fez acordo com supermercados de SP para banir o uso de sacolas plásticas
Governo de SP fez acordo com supermercados de SP para banir o uso de sacolas plásticas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CRISE

Esse fim de semana foi complicado. Crise de asma, bronquite, arritmia, inalador, tosse, tosse e tosse.
Por isso não pude comparecer às escolas na segunda-feira.

Hoje o Peixe completa 99 anos. Uma vitória no Paraguai seria um bom presente.

Cerro Porteño pode estragar a festa

domingo, 10 de abril de 2011

Jornalista Reali Júnior morre em SP

Morreu ontem, 9, aos 71 anos, o jornalista Reali Júnior, de enfarte. O corpo será cremado, hoje, na Vila Alpina.
Arquivo/AE
O jornalista Reali Júnior, em sua casa em Paris em 1998
Correspondente em Paris durante quase 38 anos, Reali Júnior começou a trabalhar como repórter da Rádio Jovem Pan aos 16 anos de idade. O adolescente que entrava no gramado para entrevistar os jogadores de futebol com um enorme gravador nas mãos ganhou o apelido de Repórter Canarinho que logo lhe deu projeção Brasil afora. Nascido em 1939 em Bauru, onde passou os primeiros anos da infância, sempre manteve elos com a cidade natal. Foi ali que conheceu Pelé, o menino Édson Arantes do Nascimento que se destacava no Baquinho, time infantil do Bauru Atlético Cube. Reali era filho de pai de raízes italianas e de mãe descendente de baianos, família de costumes rurais na fazenda Tibiriçá, sustento da família.
Depois de fazer o primeiro ano do curso primário em Santos, onde seu pai, Elpídio Reali, delegado de polícia e mais tarde secretário estadual de Segurança trabalhou, Reali mudou-se para São Paulo, na Vila Nova Conceição, então um bairro de chácaras de legumes e flores. "Minha turma era da pá virada", contou o jornalista em depoimento a Gianni Carta em gravação para o livro Às Margens do Sena (Ediouro, 2007), lembrando a disputa da criançada na caça aos balões que caíam num eucaliptal da Avenida Indianópolis. Era o goleiro do time de futebol de rua - "não era um craque, mas era o dono da bola".

sábado, 9 de abril de 2011

LUTO

A carta que o atirador deixou não revela distúrbio mental.
Agora todos voltam a falar de bullying, desarmamento, falta de segurança no mesmo blábláblá; poucos realmente começam a fazer algo para mudar essa realidade.
Cada um deveria olhar ao seu redor e rever como está se comportando, para proporcionar um convívio tolerável em casa, no bairro, na igreja, na escola, no trabalho e assim por diante.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mais de dois mil vão a enterros de vítimas do atirador

Tasso Marcelo/AE
Em meio a homenagens e comoção, 142 pessoas passaram mal nos cemitérios
O que se sabe até agora sobre Wellington Menezes de Oliveira ainda é muito pouco para um juízo sobre as causas do massacre dos estudantes. Por ora, a carta que deixava clara a intenção de morrer é o dado mais esclarecedor. Há moralismo sexual, fanatismo religioso, uma defesa dos animais oprimidos pelo homem. O noticiário acrescenta a possibilidade de Wellington ter sido vítima de bullying, num grau ainda não sabido.

domingo, 3 de abril de 2011

Jean-Paul Belmondo é homenageado no Festival de Cannes

A 64ª edição do Festival de Cinema de Cannes acontece entre 11 e 22 de maio. E o maior evento cinematográfico da Riviera Francesa anunciou nesta semana o seu grande homenageado: Jean-Paul Belmondo, que no próximo dia 9 de abril completa 78 anos de idade. Belmondo tem em seu extenso currículo filmes como "Duas mulheres", "Um homem chamado Rocca" ou "Paris está em chamas", mas foi com "Acossado", do diretor Jean-Luc Godard, que o ator se tornou um dos maiores ícones do cinema francês, além de este filme ser considerado um dos grandes clássicos da Nouvelle Vague. Belmondo ainda trabalhou com outros nomes de igual importância no cinema francês, como François Truffaut, Alain Resnais e Claude Lelouch. Além da homenagem que recebe em Cannes, o festival também exibe um documentário de Vincent Perrot e Jeff Domenech. O filme estará em competição e, portanto, sob a avaliação do júri, que neste ano tem como presidente o ator americano Robert de Niro.

Daqui a 40 anos, proporção de idosos na população será três vezes maior

Com uma das mãos apoiadas na bengala, Heleno Mendes da Silva usa a outra para se certificar de que as contas estão certas. Segundos depois, o semblante é de admiração. Ele custa a acreditar que já viveu tanto. Afinal, para quem nasceu em 1922, quando as pessoas morriam em média aos 34 anos, beirar os 89 pode ser considerado surpreendente. Mas o senhor de olhos avermelhados e cabelos brancos representa apenas o início da mudança demográfica radical pela qual o Brasil passa. Uma combinação de fatores — menos filhos por mulher, evolução da medicina e maior acesso a serviços básicos — começa a provocar verdadeiro boom. A população idosa no país cresce de forma vertiginosa, de acordo com projeções oficiais. 
Heleno vive em um abrigo de idosos no Distrito Federal: raras visitas de apenas dois dos quatro filhos (Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
Heleno vive em um abrigo de idosos no Distrito Federal: raras visitas de apenas dois dos quatro filhos
Se hoje, para cada 100 crianças de zero a 14 anos há 24 idosos, em 2050 serão 172. Motivo justo de comemoração, a longevidade conquistada também traz desafios imensos para uma nação onde, em quatro décadas, 30% dos moradores terão mais de 60, principalmente se os 10% nessa faixa etária atualmente já padecem vendo seus direitos desrespeitados. Abandono, violência, exploração e exclusão são quatro facetas extremamente graves do envelhecimento que o Correio aborda, a partir de hoje, na série Retratos de um país que não sabe envelhecer.

O desrespeito vem de todos os lados. É o Estado que não consegue atender as necessidades de saúde do idoso, a sociedade que lhe nega um simples assento dentro do ônibus, a família que o repele da convivência. “Problemas da atualidade, como colapso dos hospitais e a violência dentro de casa, ganham uma dimensão gigantesca diante de um ser tão vulnerável”, adverte o geriatra Renato Maia, professor da Universidade de Brasília (UnB) e referência no tema do envelhecimento. O médico é um dos muitos especialistas que consideram o Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, instrumento de poucos resultados. “Tirando a vaga de estacionamento e a preferência na fila, o resto é um monte de palavras bonitas”, resume.
 

Argentinos deliram com segundo show de U2

BUENOS AIRES - "U2 no se va…U2 no se va!" (U2 não vai embora, U2 não vai embora!). Este foi o cântico entoado diversas vezes na noite deste sábado, 2, pelo público que se acotovelava no estádio de La Plata, cenário onde o U2, dentro do tour "360°" protagonizou seu segundo show da semana na Argentina. Bono, líder do grupo, agradeceu diversas vezes pelo frenesi dos argentinos e sugeriu que não tinha vontade de ir embora do país.
Natacha Pisarenko/AP
U2 faz sua segunda apresentação em Buenos Aires
A resposta das 60 mil pessoas presentes foi de um "hurra" generalizado. Ao longo de duas horas e meia de show, em várias ocasiões, Bono agradeceu o entusiasmo do público e disse que estava feliz de estar em Buenos Aires. A gafe (na realidade Bono estava na cidade de La Plata, a 57 quilômetros de Buenos Aires) foi carinhosamente ignorada pelo público que estava ansioso pelas canções do grupo irlandês.
O prelúdio do show foi realizado pela banda inglesa Muse, que - sob o comando de Matthew Bellamy - começou a preparar o clima para o U2. Mas, antes de iniciar o show liderado por Bono o público ouviu pelos alto-falantes do estádio a canção Música ligeira, do roqueiro argentino Gustavo Cerati, que está em coma por um AVC desde o ano passado. A plateia reagiu com um estrondoso aplauso em agradecimento ao U2 pela homenagem ao músico argentino.
Na sequência o público foi surpreendido com os acordes da sexta sinfonia de Ludwig van Beethoven. Após a bicentenária melodia do compositor alemão houve uma pausa. Na sequência, sob os urros da plateia, entraram no palco Bono, o guitarrista (e também cantor) The Edge, o baixista Adam Clayton e o percussionista Larry Mullen.
O grupo entoou um dos clássicos do U2, a canção Ever better than the real thing, marcada pela guitarra de The Edge. O público celebrou o início da apresentação com uma ovação que fez o estádio tremer. Na sequência, o grupo arrancou aplausos com New Year's Day.
Ao longo do show Bono exibiu seu carisma e não hesitou em balbuciar algumas palavras em espanhol ao convidar uma garota da plateia para ler a letra de Gracias a la vida. A canção, da poetisa e cantora chilena Violeta Parra (1917-1967), tornou-se mundialmente famosa na voz da cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009). Apesar dos erros de pronúncia do irlandês - e de algumas falhas na letra - os fãs celebraram a interpretação pitoresca de Bono sobre esta música sul-americana.
Bono também fez piadinhas com o público, explicando que Mullen, "quando dança, estamos em problemas". Sobre Clayton, explicou que bebeu muito chimarrão em Buenos Aires e que teve a companhia de belas argentinas. "A companhia de umas 'bombons' (gíria para designar mulheres bonitas) argentinas!". Sobre seu guitarrista, fez mistério: "ah, e The Edge... ah...".
ELOGIOS E CRÍTICAS - La Plata, a pacata capital da província de Buenos Aires, será agitada pelos shows do U2 até este domingo, 3, à noite, quando será realizada a derradeira apresentação.
Este é o terceiro tour que a banda irlandesa realiza na Argentina. Os dois shows em anos anteriores foram o PopMart e o Vertigo Tour, ambas realizadas no estádio do River Plate, na cidade de Buenos Aires. Segundo os críticos, com o "360°" Bono e seus colegas superaram suas próprias apresentações prévias no país. "Excelente" foi o adjetivo aplicado de forma geral pelos especialistas para este novo tour.
As únicas críticas foram direcionadas às dimensões do estádio de La Plata, com capacidade para apenas 60 mil pessoas. Ali dentro, a imensa grua em formato de aranha usada pelo U2 como cenário principal, não conseguia exibir sua monumentalidade tal como poderá ocorrer nos shows no Brasil.
PÚBLICO - Cecilia García, estudante de veterinária de 20 anos, pulava sem parar enquanto o U2 cantava.  "Toda minha família é fã de Bono. Eu fiz questão de assistir o show da quarta-feira e também este. E já estou na expectativa de uma nova visita deles a meu país", exclamou enquanto preparava sua máquina fotográfica para focar o líder da banda.
Ramiro Velazco ouviu o show do lado de fora do estádio, na avenida número 25 de La Plata. "Não consegui entrada nem com cambista. Mas, pelo menos deu para ouvir bem do lado de fora", disse.
"Bono e o U2 são legais... mas minha praia é o Rod Stewart", expressou-se Alfredo Canevalli, ex-professor, que na porta do estádio vendia camisetas do U2. "Mas, admito que o U2 vende mais camiseta que meu ídolo", comenta com ironia enquanto recebe 25 pesos de um cliente que acaba de deixar o estádio.
Mais de 500 policiais foram destinados para a segurança do show e dos arredores do estádio de La Plata.

Al Pacino vive ex-militar cego em filme que lhe deu o Oscar

Responsável pelo único Oscar da carreira de Al Pacino, o drama "Perfume de mulher" recebe esta semana sua versão em Blu-ray. O longa, de 1992, também concorreu aos prêmios de melhor filme e melhor direção, sem conquistá-los.
Chris O'Donnell vive um jovem estudante que, durante as suas férias, é contratado para auxiliar um tenente-coronel aposentado (Pacino). Vendo como uma oportunidade de ascensão, ele imediatamente se propõe a ajudar o cego.
O ex-oficial é um homem arrogante e amargurado que fará de tudo para que o rapaz desista de ajudá-lo. Eles vão para Nova York, onde o militar pretende realizar um antigo sonho antes de morrer.

Al Pacino na clássica cena do tango em "Perfume de Mulher"
Al Pacino na clássica cena do tango em "Perfume de Mulher"
 Como em muitos filmes do gênero, a convivência mostra ao jovem lições de vida que ele ainda irá aprender e ao seu empregador que ainda há muito para aproveitar se ele mudar sua atitude.
O longa é responsável por algumas cenas antológicas do cinema, como o momento no qual o cego destrói uma loja ao tentar dirigir um carro.
Outro momento marcante é o tango que Al Pacino dança em um restaurante, enquanto mostra a Chris O'Donnel como seduzir e conquistar uma mulher usando outros sentidos que não a visão.

Maioria (82%) costuma cheirar livros, aponta enquete

Não é só a presidente Dilma que adora dar uma cafungadinha nos livros, como ela contou durante programa de Ana Maria Braga. Enquete realizada pela Livraria da Folha mostra que 82% dos participantes costumam cheirar suas obras. Foram registrados 273 votos.
Rachael Morrison cheira livros em performance em Nova York
Rachael Morrison cheira livros em performance em Nova York
Esse aspecto do hábito de leitura é pertinente em um momento em que os livros eletrônicos ganham espaço no mercado editorial. Para alguns críticos da nova tecnologia, devorar uma obra na tela é como "transar com uma boneca inflável", ou seja, é uma experiência fria, impessoal, que exclui o prazer do tato e de outros sentidos como o olfato.
O cheiro dos livros virou até alvo de performances. Nos EUA, Rachael Morrison, uma funcionária do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), lançou uma performance chamada "Smelling the Books" ("Cheirando os Livros"), em que ela pretende descrever o odor de cada volume da coleção da biblioteca.

sábado, 2 de abril de 2011

Estudantes do Brasil são os que têm menos livros em casa

Jefferson Botega/Agencia RBS
Considerado exceção, Pedro, 10 anos, tem quase uma centena de livros em casa
Quase 40% dos estudantes do país vivem em lares onde as obras literárias são artigos raros: em média, não passam de 10 exemplares.

Divulgada em março, a pesquisa teve como base os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2010, que envolveu 65 países ao redor do mundo.

O cenário brasileiro é considerado um dos piores. Se 39,5% das crianças e adolescentes disseram ter, no máximo, uma dezena de títulos em sua residência, outros 30,4% admitiram que o número não supera os 25. Somente 8,1% dividem espaço com mais de cem obras dentro da própria moradia.

Para efeito de comparação, em países como a Islândia, mais da metade da população estudantil conta com verdadeiras bibliotecas particulares, turbinadas por mais de uma centena de edições. Luxemburgo, um pequeno país encravado na Europa ocidental, entre a Bélgica, a França e a Alemanha, é o campeão "mais de 500 obras": nada menos do que 15,7% de seus estudantes desfrutam dessa condição.


TERRA ESFÉRICA OU DEFORMADA? AMBAS ESTÃO CERTAS, AFIRMAM ASTRÔNOMOS
Terra
Terra vista da Lua, durante missão Apollo 11: distância facilita o círculo perfeito

TERRA
Representação do planeta com as ações da gravidade: geoide mais deformado que o normal

Uma animação divulgada no dia 31 pela agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês) mostrou pela primeira vez a variação da força da gravidade na Terra e como ela deforma o planeta. A escala em que o modelo foi apresentado dá a impressão que a Terra é muito mais deformada do que é, na realidade, mas isso foi proposital, segundo os cientistas.

“É apenas um modelo que aumenta a escala para destacar o que se quer mostrar. Se em vez de colocar nele a representação da gravidade, colocássemos a da altitude, os Andes apareciam como um calombo e o Oceano Pacífico como uma depressão”, explicou João Steiner, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

A deformação parece tão grande porque foi feita um aumento de escala em uma direção apenas, a do raio da Terra. “A altura dos Andes e do Pacífico são cerca de mil vezes menores do que o raio da Terra. Se você fizesse uma foto da Terra do espaço e multiplicasse por 100 a altura dos Andes e do Pacífico nessa direção, você começaria a enxergá-los pois eles passaram a ter 10% do raio da do planeta.”, afirmou Steiner.

O fato de ter sido feita uma mudança na escala, no entanto, não altera o fato de que a Terra é um geoide, nome que os cientistas dão ao formato real do planeta, irregular e com a massa distribuída de maneira desigual.

Não muda também o fato de que ao tirar fotos do espaço, como aconteceu com a pioneira Apolo 11, a Terra pareça totalmente redonda. Nelas, os picos e depressões estão amenizados devido à distância e a não haver uma deformação em um eixo único. Agora se a imagem fosse aumentada apenas na direção do eixo do nosso planeta, eles apareciam muito mais destacados.

O novo modelo da Terra vai auxiliar na compreensão do comportamento do planeta, marés e movimentos sísmicos. Os dados foram obtidos pelo satélite GOCE (sigla em inglês para Explorador de Circulação Oceânica e Campos de Gravidade), lançado em 2009. As cores frias, puxando para o azul, indicam onde a gravidade é mais fraca. As quentes, variando do vermelho ao amarelo, onde ela é mais forte.

"Príncipe das trevas" fala sobre turnê brasileira

Marcio Fernandes/AE
Sou apenas um cara normal
O roqueiro veterano Ozzy Osbourne toca neste sábado, 2, na Arena Anhembi, em São Paulo.
Os show faz parte da turnê de divulgação do último álbum do artista, Scream (2010), que já rodou a Europa e os Estados Unidos. A abertura ficará por conta do Sepultura. Na volta ao Brasil, Ozzy se apresenta ainda em Brasília, em 5 de abril; Rio de Janeiro, no dia 7; e Belo Horizonte, dia 9.