Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2011

244o. ANIVERSÁRIO DE PIRACICABA NO DIA 1o. DE AGOSTO

Também é aniversário de Ney Matogrosso: 70 anos; dá entrevista e diz que usava nudez "como uma arma".

JORNAL DE PIRACICABA ESTAMPA NA MANCHETE QUE A CIDADE ESTÁ PREPARADA PARA O FUTURO
Quinzão goleia e assume a liderança da Copa Paulista: 4 a 0 sobre o São Bento no Barão - Paulinho foi o destaque.

MISTURA DE RAÇAS
Sérgio da Costa Franco, historiador, escreve no Jornal gaúcho "Zero Hora" sobre a questão: a mistura de raças evitou conflitos no Brasil?
Começa comentando a tragédia na Noruega, onde o terrorista divulgaria "A declaração de Independência Europeia".
O texto do terrorista cita o Brasil "catastrófico" de mistura de raças.
E Franco conclui: " Talvez esse norueguês imbecil e ignorante não possa compreender o clima de tolerância e receptividade que caracteriza este país, onde se concedeu, em 1890, naturalização e cidadania coletiva aos imigrantes que a desejassem, onde já tivemos generais nascidos no estrangeiro e agora uma filha de búlgaros, presidente da República."
O "Correio Braziliense" fala sobre "o sonho de ser brasileiro" - quase 1 milhão de estrangeiros vivem em nosso país e a cada hora chegam 15 novos imigrantes.

Procedentes de 90 nações e espalhadas por 5.565 cidades, essas pessoas têm até meados de agosto para regularizar sua permanência, de acordo com o prazo concedido pela Polícia Federal. 
Ainda este ano, o Brasil poderá, a pedido da ONU, abrigar refugiados da Primavera Árabe, como vem sendo chamada a onda de revoltas no Oriente Médio e no norte da África.

Aliás, depois da eleição da Dilma, muitos alunos já me perguntarm sobre a palavra Presidente no feminino. Seria "presidente" ou "presidenta"?
Tanto faz. As duas formas são consideradas corretas. Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc.
Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.
No entanto, lembre-se de que há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe/a chefe ou o chefe/a chefa, o parente/a parente ou o parente/a parenta, o presidente/a presidente ou o presidente/ a presidenta.

sábado, 30 de julho de 2011

Candidatos à OAB escrevem "perca do praso" e "prossedimento"

Ordem dos Advogados mostra erros que considera graves para justificar que bacharéis em Direito não devem ser advogados

“Perca do praso”, em vez de perda de prazo. “Prossedimento”, e não procedimento. “Respaudo”, em lugar de respaldo. “Inlícita”, e não ilícita. Erros de português como estes foram constatados no primeiro exame de 2011 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio do qual os diplomados em Direito buscam aprovação para poder exercer a advocacia. Por causa disso, a entidade defende a manutenção da prova de habilitação para os futuros advogados como obrigatória. Em breve, o assunto deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
No ano passado, nove em cada dez candidatos ao exame unificado da OAB foram reprovados. Os resultados não deixam dúvida sobre a formação deficiente dos bacharéis em direito – ou pelo menos sobre como eles estão aquém das exigências da entidade.
A Agência Brasil teve acesso a partes das provas do primeiro exame de 2011 da entidade. Os erros não se restringem à falta de domínio da língua portuguesa. Os inscritos também desconhecem noções elementares de direito e sobre a formação do Estado brasileiro.
Em uma das questões da prova, um candidato responde que o o juiz do Trabalho não pode “legislar sobre falência”. Em outro trecho, o inscrito mostra que ignora o mais alto cargo do Judiciário, o de ministro do STF. A petição simulada na prova pelo candidato é dirigida ao “Exmo. Sr. Desembargador do Supremo Tribunal Federal”. No entanto, não há desembargadores no Supremo.
Para a OAB, estes erros dos candidatos mostram que é preciso uma seleção mínima para que os diplomados em Direito possam exercer a advocacia, diz o vice-presidente da Comissão Nacional do Exame da Ordem e coordenador da comissão de elaboração do Exame da Ordem Unificado, Luís Cláudio Chaves. “O advogado lida com a liberdade, com o patrimônio, com a questão sentimental em um processo de família. Se essa pessoa fizer mal a alguém [por falta de competência profissional], se alguém for preso pela sua baixa qualificação, como se remedia isso? ”
O questionamento sobre a legalidade do exame da OAB chegou ao STF por meio de uma ação impetrada pelo bacharel João Antonio Volante. A ação tem como relator o ministro Marco Aurélio Mello. Na semana passada, o parecer do Ministério Público Federal (MPF) sobre o assunto causou polêmica nos meios jurídicos: o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot considerou o exame inconstitucional e argumentou que não cabe a OAB selecionar.
“Se fosse um concurso com restrição de vagas, poderia haver questionamento da constitucionalidade, mas estamos procurando aptidões”, assinala Chaves. “Isso existe até em funções não intelectualizadas. Um motorista, por exemplo, precisa de uma carteira de determinado tipo para dirigir profissionalmente.” Para ele, é melhor que a OAB submeta os bacharéis à prova a constatar o despreparo durante o exercício profissional.

domingo, 24 de julho de 2011

VOLTA ÀS AULAS

Amanhã acontece o eterno retorno ao Replanejamento no Mello Ayres, para a arrancada nesta reta final rumo ao Saresp e à formatura dos 9os. anos.
O Cotip também retorna, mas minhas aulas só recomeçam na quarta.
Se bem que não posso chamar essas duas semanas de férias, e, sim, de reabilitação; gripe braba e tudo o que é alergia, graças ao tempo seco.
Por falar em reabilitação, lembrei-me de "ReHab", e, por tabela, da morte pré-matura dessa tal Amy Winehouse - às vezes acho que os nomes têm a ver com o comportamento das pessoas. O Correio Braziliense estampa na capa: "Maldição dos 27 cala voz do século 21".

Amy Winehouse morreu aos 27 em seu apartamento em Londres
Autópsia só na segunda, 25.

Aliás, 37,5 % das pessoas vivem com um salário mínimo, deu no Jornal de Piracicaba.

A Folha diz que Rodoanel deixa rastro de "órfãos" depois das obras na região do ABC. Durante os três anos em que cerca de 4.000 operários permaneceram em São Bernardo do Campo, para as obras do trecho sul do Rodoanel, dezenas de mulheres engravidaram e foram abandonadas com filhos por trabalhadores da via, inaugurada em março de 2010.

O Estadão repercute comentário de Lula, em Goiânia, que dá mais 4 anos para Dilma governar, a partir de 2014. Lula também criticou a imprensa e afirmou que a oposição trabalha pelo fracasso da atual gestão.

Antonio Cruz/ABR
Lula, com o presidente da UNE, Augusto Chagas, e o ministro Haddad
Sobre a performance de Dilma, ele afirmou: "A presidente vai fazer mais e melhor do que nós fizemos. Ela vai inaugurar até o final do mandato, digo, deste primeiro mandato, obviamente, mais 200 escolas técnicas".

Sobe para 93 o número de mortos na Noruega e autor diz que agiu sozinho - O Globo.
Preso, Anders Behring disse que ataques "foram atrozes, mas necessários".

Na noite deste sábado, dor e homenagens às vítimas no Centro de Oslo / Foto: AFP
Na noite deste sábado, dor e homenagens às vítimas de Oslo.

O jornalista Eugênio Bucci, no Zero Hora, discute sobre "A velha ética para entender a Nova Era". Valoriza a credibilidade. Cita o bilionário Warren Buffet e o editor Victor Civita.
Discute o caso do império midiático de Rupert Murdoch - australiano naturalizado americano. "A News Corp. é o maior e mais poderoso conglomerado da imprensa mundial, reunindo diários de tradição, como o Times de Londres ou o Wall Street Journal nos Estados Unidos, além de canais de TV de imensa influência, como a Fox News, e muito mais. Seu faturamento anual chega a US$ 33 bilhões – superior ao PIB de alguns países do nosso continente", acrescenta.
Foram mais de 4 mil telefones invadidos, além de subornos pagos a policiais. Todo mundo quer investigá-lo. E conclui dizendo que, muita gente que estuda tecnologia deveria estudar também a boa e velha ética para entender nossos piores fracassos morais - que a ruína da News Corp. não será explicada pelo "oráculo da web", mas talvez seja decifrada por Aristóteles, o que seria uma boa notícia "para a nossa civilização combalida".

MEC divulgará 3a. chamada do ProUni - aprovados deverão comparecer às instituições até o dia 29.

Comece a se preparar para o vestibular com disciplina e organização - monte um plano de estudos. Pode contar comigo. Veja os assuntos prováveis:

PORTUGUÊS
1. Apreensão de temas implícitos em textos verbais e visuais, para o desenvolvimento de propostas de dissertação.
2. Domínio de recursos argumentativos (entre os quais o da variante escrita formal da língua).
3. Relações entre textos (verbais e visuais, temáticos e figurativos).
4. Paráfrase ou tradução de sentido.
5. Descrição de instrumentos linguísticos em contexto – função e efeitos de sentido.
6. Emprego e valor semântico de elementos coesivos (sobretudo pronomes e conjunções).
7. Conjugação e uso dos tempos e modos verbais.
8. Romantismo – Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.
9. Realismo – Eça de Queirós e Machado de Assis.
10. Modernismo – Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa.

LITERATURA
-
“Auto da Barca do Inferno” - Gil Vicente;
- “Memórias de um Sargento de Milícias” - Manuel Antônio de Almeida;
- “Iracema” - José de Alencar;
- “Dom Casmurro” - Machado de Assis;
- “O Cortiço” - Aluísio Azevedo;
- “A Cidade e as Serras” - Eça de Queirós;
- “Vidas Secas” - Graciliano Ramos;
- “Capitães da Areia” - Jorge Amado;
- “Antologia Poética” (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinicius de Moraes

*Leitura exigida pelos vestibulares da USP, Unicamp e Unesp

Zaião também está à disposição para aulas particulares às quartas, à tarde, e todas as noites. É só entrar em contato.

domingo, 17 de julho de 2011

HARRY POTTER PODERÁ SE TRANSFORMAR EM CLÁSSICO DA LITERATURA OU SERÁ ESQUECIDO?

"Harry Potter" é um fenômeno galáctico
HARRY POTTER É UM FENÔMENO GALÁCTICO


Quinzão estreia com vitória na Copa Paulista: 2 a 0.

E que venha o Tévez - assim mesmo -  para o Kuríntxcha.

sábado, 9 de julho de 2011

Mausoléu do Obelisco do Ibirapuera está fechado desde 2002

Maior monumento de SP, símbolo da homenagem à Revolução Constitucionalista é desconhecido do público e está fechado por má-conservação

Infiltração é um dos problemas do monumento em memória da revolução paulista

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FÉRIAS

HOJE COMEÇAM AS FÉRIAS NAS ESCOLAS PARTICULARES - O ESTADO VAI ATÉ O DIA 8. COMEÇA TAMBÉM A COPA AMÉRICA, COM A SELESSANTOS JOGANDO NO DOMINGO.



ARGENTINA E BOLÍVIA FAZEM O JOGO DE ABERTURA

Editoria de Arte
NINGUÉM ESQUECE A MATADA NO BRAÇO DE TÚLIO CONTRA A ARGENTINA