Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2011

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

AS SINALIZAÇÕES DO TRÂNSITO SÃO UNIVERSAIS

E por falar em trânsito, aparentemente embriagado, ex-árbitro Godói atropela uma mulher em Franco da Rocha.

PARMÊNIDES E ZENÃO

Platão definiu Parmênides como venerando e terrível, reconhecendo-o como pai espiritual.
Foi o primeiro a sustentar a superioridade da interpretação racional do mundo e a negar a veracidade da percepção sensível.
Zenão - o discípulo mais próximo e predileto de Parmênides - fez da defesa da doutrina do ser o escopo do seu filosofar.
"o movimento não existe"
Ser pode ser usado como cópula - como forma verbal ligada a um sujeito - ou em absoluto, tornando-se ele mesmo sujeito.
A contraposição posta por Parmênides entre verdade - aletheia - e opinião - doxa - tornar-se-ia um tema clássico. Opinião é a crença que se baseia em dados sensíveis e perceptíveis; verdade é a convicção baseada em argumentos racionais, mesmo quando essas argumentações parecem em total oposição às evidências sensíveis.
[creditofoto]
Parmênides foi o fundador da escola eleática
O ser é, o não-ser não é. Toda a argumentação se baseia na redução da ontologia - o estudo do ser - à linguística. Aquilo que é pode ser dito, portanto, pensado, aquilo que não é se afasta de qualquer formulação linguística e intelectual. Seria impossível pensar o nada.
A verdadeira estrutura do mundo consistiria em um ser imutável e eterno.
A razão, não o olho, vê o real.
Zenão tentou refutar as teses dos opositores de seu mestre afirmando que qualquer manifestação do não ser leva a conclusões ainda mais paradoxais. Para realizar um movimento é preciso completar a metade dele, depois a metade da metade e ir subdividindo, sem jamais concluir - é a argumentação da dicotomia [divisão].

domingo, 18 de setembro de 2011

DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS

Além da Bandeira , do Hino, e do Selo, as Armas Nacionais

Pitágoras tornou-se um mito antes mesmo da sua morte; cresceu na ilha de Samos, mudou-se para Crotona aos 40 anos, onde fundou uma seita, uma ordem política de forte conotação mística. Morreu em Metaponto.

O turbante é uma menção à viagem ao Oriente ou ao Egito.

Formulava suas sentenças - mathémata - como dogmas. Não permitia que se tomassem notas. Acreditava na reencarnação das almas - metempsicose.
Parece que o termo filósofo teria sido inventado justamente por ele. Os pitagóricos viam nos números o princípio de todas as coisas.
Porém, o termo número não indicava um ente abstrato, e sim, um elemento essencial da realidade, espacial, entre a aritmética e a geometria.
Os sonhos seriam mensagens enviadas pelas almas dos mortos.

sábado, 17 de setembro de 2011

HERÁCLITO PERMANECEU NA HISTÓRIA COMO O FILÓSOFO DO DEVIR

UM SÓ HOMEM VALE DEZ MIL, SE FOR O MELHOR

A lei que governa o mundo e a mente do homem é o lógos. Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio. Cada coisa é e não é ao mesmo tempo. O ser das coisas é o seu devir.

Heráclito descobre o devir
O arché, o princípio gerador da realidade, o arquétipo que consiste no fogo, mais uma metáfora do que um elemento natural específico.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

OS MILÉSIOS: TALES, ANAXIMANDRO, ANAXÍMENES

Aristóteles afirma que Tales e seus discípulos de Mileto foram os primeiros filósofos, porque enfrentaram racionalmente o problema do princípio primordial do qual tudo deriva.
Tudo é água

A filosofia tem início quando o pensamento se torna racional.
Mileto é hoje uma cidade turca, ocupada pelos persas e várias vezes destruída.
Segundo Tales, o princípio primordial deve ser identificado na água.
Com notável avanço intelectual em relação a Tales, Anaximandro identifica o arché - o problema do princípio primordial - no ápeiron, o ilimitado, o infinito, sem limites e sem fronteiras.

Anaximandro foi sucessor e discípulo de Tales
Cada parte do universo é resultado de forças antagônicas - todos os elementos naturais são efeitos de pares opostos: quente / frio; seco / úmido.
Anaxímenes usa a expressão pnêuma - o vento quente e rarefeito, de natureza mais espiritual do que material, presente em cada ser vivo.

Anaxímenes foi amigo de Anaximandro
O ar de Anaxímenes é o princípio da vida.

domingo, 11 de setembro de 2011

DEZ ANOS DA AÇÃO TERRORISTA AO WTC

11 DE SETEMBRO DE 2001

Taleban jurou continuar lutando contra as forças norte-americanas no Afeganistão até que as tropas dos Estados Unidos deixem o país e afirmou que não está envolvido nos ataques de 11 de setembro.

Voo 175 da United Airlines se aproxima da torre sul do World Trade Center
VOO 175 DA UNITED AIRLINES SE APROXIMA DA TORRE SUL DO WORLD TRADE CENTER

O poema de Carlos Drummond de Andrade, "Lembrança do Mundo Antigo", foi lido durante cerimônia da realização da primeira fase de um memorial dedicado aos passageiros e tripulantes do Voo 93, que caiu no dia 11 de setembro de 2001, depois que seus quarenta passageiros e tripulantes enfrentaram os sequestradores. O texto de Drummond foi lido pelo poeta Robert Pinsky juntamente com o poema "Encantação", do polonês Czeslaw Milosz. A cerimônia contou com a presença dos ex-presidentes norte-americanos George W. Bush e Bill Clinton.
Os aviões que derrubaram as Torres Gêmeas também quase botaram abaixo a carreira do professor de inglês Tacito Cury, 32. Mas, passados dez anos do atentado, que viu pessoalmente, ele reconstruiu sua vida profissional.
Em 2001, Cury substituiu em duas aulas o professor que dava aula de inglês para Marwan al Shehhi, piloto terrorista do voo 175 da United Airlines, que se chocou contra a torre sul do World Trade Center.

"11 de setembro" de Noam Chomsky tem nova edição - Ver Descrição / Ver Descrição
NOAM CHOMSKY
"11 de setembro", de Noam Chomsky, foi publicado um mês após a queda das torres e ganha nova edição.
A obra, publicada originalmente um mês depois dos ataques e no qual o ativista e intelectual americano retrata o que, no seu entender, esteve na raiz dos atentados, vai ganhar uma nova edição. Nela, Chomsky apresenta um olhar crítico da política externa dos Estados Unidos.
Debater o preconceito na escola é o desafio de professores e educadores do Ensino Médio. Esses alunos tinham de 5 a 6 anos quando ocorreu o ataque terrorista.
Hoje adolescentes, os estudantes do ensino médio discutem, analisam e relembram em vídeos e documentários os atentados que entraram para a história como um marco na nova era mundial.
Os atentados provocaram uma forte reação belicista do governo americano, que reagiu com a guerra no Afeganistão e contra o Iraque. Debater, sem preconceitos, os reflexos que se estendem até os dias de hoje é desafio para professores e alunos .
As guerras da Doutrina Bush (George W. Bush, presidente do país à época dos ataques) foram muito caras e superendividaram o governo dos EUA.
Para Tom Altman, 18 anos, o ocidente elegeu os povos árabes como “vilões”. Ele tem uma posição também radical, mas para o outro lado. “Os atentados foram uma tragédia, muitos inocentes morreram, mas acho que era um acontecimento inevitável”, opina.
O professor Carlos Alberto lembra as consequências dos atentados para a sociedade civil, que viu sua liberdade cerceada e o trânsito entre os países com limites muito mais rigorosos. “O papel da escola é alertar os alunos para essas ameaças.”
Em maio deste ano, a morte de Bin Laden aumentou a curiosidade para o assunto 11 de Setembro entre estudantes. “Muitos alunos não entendiam o simbolismo da morte dele. Foi um elemento importante para falar da política externa americana, da postura mais belicista e mais agressiva que o governo passou a adotar, a base da doutrina Bush”, diz Sérgio de Moraes Paulo, professor de geografia do Colégio Mackenzie, em São Paulo.
Sérgio vê o terrorismo como um tema transversal em geografia no ensino médio, presente em vários assuntos e lembra da própria experiência como aluno: “No dia 11 de setembro de 2001, uma professora me disse que estava inaugurada a era da imprevisibilidade. Incidentes podem acontecer numa velocidade muito maior. Sem que ninguém esteja esperando.”

sábado, 10 de setembro de 2011

DIA DA IMPRENSA

DE 10 DE SETEMBRO PARA 1o. DE JUNHO

Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado no dia 10 de setembro.
Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.
Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.
O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e, então, foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho.


Morreu nesta quinta-feira em São Paulo o ator Marcos Plonka

O ator trabalhou no cinema e nos programas humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" e "Escolinha do Gugu".


Ator Marcos Plonka, conhecido por seu trabalho humorístico, morreu na noite desta quinta-feira
O judeu Samuel Blaustein
 Ele foi enterrado esta manhã Cemitério Israelita de Embu.
Filho de poloneses, Plonka nasceu em São Paulo. Ele tinha 71 anos e começou a carreira na TV Tupi, onde participou de diversas novelas como "Nino, o Italianinho". Seu trabalho mais recente em novela foi em "Sangue do Meu Sangue", no SBT.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DIA DA INDEPENDÊNCIA

DESFILE COMEÇA ÀS 8h20

Pela primeira vez, cortejo será pela Boa Morte.
Marcha organizada por intermédio das redes sociais promete atrapalhar ‘com muito barulho’ a parada oficial do Sete de Setembro em Brasília.
SHOW DA PÁTRIA (Carlos Silva/CB/D.A Press)
Comemoração ganha caráter pop, com menos motivos militares
Aliás, fala-se mais do 11 do que do 7 de setembro. E já sei por que o Dia do Sexo é 6/9.