Powered By Blogger

domingo, 29 de maio de 2011

Especialista indica livros prazerosos para novos leitores

"No mundo letrado em que vivemos, a leitura é o maior suporte da aprendizagem"
"No mundo letrado em que vivemos, a leitura é o maior suporte da aprendizagem"

Uma das principais tarefas de Maria Helena Zancan Frantz é divulgar a importância dos livros na formação das crianças.

SP está fora da Copa das Confederações e perde Centro de Imprensa

A escolha do Rio para receber o IBC é mais uma derrota de São Paulo, que sofre com o atraso nos preparativos para a Copa - principalmente com o estádio. Como a arena corintiana ainda nem começou a ser construída, a cidade corre risco de não receber a abertura do Mundial.


Apesar de proibida pela Justiça, Marcha pela Liberdade acontece na Avenida Paulista, em SP

"Mais Respeito, menos Preconceito"

Segundo os organizadores, o objetivo da manifestação é questionar a violência policial da semana passada e reivindicar o direito à livre expressão e à utilização das ruas da cidade para o debate político. O protesto é organizado por 32 entidades que defendem a liberdade de expressão.
Segundo a nota dos organizadores, "impedir o exercício da livre expressão dos indivíduos significa retirar dos cidadãos o controle e o poder de decisão sobre os assuntos públicos".
A marcha foi transmitida ao vivo pela internet pelo site

Liberdade de crença: um passo atrás?

Cláudio Moreira

Como qualquer nação do mundo, o Brasil também gosta de, vez por outra, ressaltar perante a comunidade internacional alguns dos traços culturais que o tornam diferente do restante das nações. Mais do que simples país do futebol, o Brasil sempre prezou ser reconhecido como uma pátria multiétnica e de absoluta liberdade religiosa. O país que na visita do papa João Paulo II em 1981 era considerado o maior país católico do mundo, é hoje também o segundo maior país protestante, o maior país pentecostal e também o maior país do espiritismo, tudo isso sem ter perdido a liderança no rebanho católico romano. É também a terra onde judeus e muçulmanos são vizinhos em zonas comerciais, construindo um ambiente de tolerância e absoluta liberdade religiosa. Várias vezes, os presidentes da nação referiram-se, quando em solo estrangeiro, à liberdade de credo como uma das marcas mais distintivas da identidade nacional.
Mas nem sempre a liberdade religiosa foi absoluta no Brasil. A religião oficial do Império era exclusivamente a católica romana, e o brasileiro não católico era um cidadão de segunda classe, que não poderia ocupar cargos públicos, por exemplo. A existência de outros credos era oficialmente tolerada, desde que praticassem sua fé exclusivamente dentro de seus locais de culto, que não poderiam ter nem mesmo a aparência exterior de templo. É por esta razão que a maioria das igrejas evangélicas brasileiras, até o dia de hoje, não possui torres, sinos ou outros traços arquitetônicos semelhantes. O cristão evangélico tinha a manifestação de sua fé restrita exclusivamente ao templo, porque para a Coroa a fé evangélica era um credo estrangeiro que atentava contra a identidade nacional. Mais tarde, no período republicano, mesmo com a separação oficial entre Igreja e Estado, a ameaça hegemonista sempre rondou de perto os evangélicos, roçando as franjas do autoritarismo. Foram inúmeras as igrejas protestantes destruídas por ordem de sacerdotes e freis no Nordeste, do que dá testemunho a literatura de cordel.
Morre, aos 62, o músico e poeta americano Gil Scott-Heron


 (Divulgação)
Artista considerado precursor do rap morreu nesta sexta-feira, 27. Causa da morte não foi divulgada

A contribuição de Scott-Heron para o rap, música que norteia o movimento hip-hop, é tão significativa que ele era chamado de "padrinho do rap", alcunha que fazia questão de rejeitar. Nascido em 1949, o músico e ativista foi responsável pelo sucesso The revolution will not be televisioned, do disco Small Talk At 125th And Lenox, de 1971, que influenciou toda a música negra.

O músico foi referência para diferentes gerações musicais, tendo suas canções sampleadas até hoje, por artistas como Kanye West. Apesar dos problemas pessoais enfrentados nos anos 2000, Scott-Heron lançou, em 2010, o aclamado I'm new here, após 13 longos anos de hiato. O disco chegou a ser considerado pelo jornal inglês The Guardian como "um dos melhores álbuns da década".

Em 2008, durante uma entrevista para revista New York, o artista revelou que havia contraído o vírus HIV, depois de anos de luta contra o vício em álcool e drogas. Em 2001 e 2007, Scott-Heron foi detido por porte de drogas.

Santos perde para o Botafogo no Engenhão por 1 a 0. Jogo horrível.

Zé Roberto durante treino do Santos em 2006
Em meio às finais da Copa Libertadores da América, a diretoria do Peixe faz discursos que pretende montar um ‘esquadrão’ para disputar a temporada de 2012, ano do centenário do clube. O curioso é que os jogadores que interessam ao Santos são ex-ídolos do clube. Entre eles, os meias Zé Roberto e Diego, que atuam no futebol alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO! PARTICIPE SEMPRE!