Powered By Blogger

domingo, 31 de julho de 2011

244o. ANIVERSÁRIO DE PIRACICABA NO DIA 1o. DE AGOSTO

Também é aniversário de Ney Matogrosso: 70 anos; dá entrevista e diz que usava nudez "como uma arma".

JORNAL DE PIRACICABA ESTAMPA NA MANCHETE QUE A CIDADE ESTÁ PREPARADA PARA O FUTURO
Quinzão goleia e assume a liderança da Copa Paulista: 4 a 0 sobre o São Bento no Barão - Paulinho foi o destaque.

MISTURA DE RAÇAS
Sérgio da Costa Franco, historiador, escreve no Jornal gaúcho "Zero Hora" sobre a questão: a mistura de raças evitou conflitos no Brasil?
Começa comentando a tragédia na Noruega, onde o terrorista divulgaria "A declaração de Independência Europeia".
O texto do terrorista cita o Brasil "catastrófico" de mistura de raças.
E Franco conclui: " Talvez esse norueguês imbecil e ignorante não possa compreender o clima de tolerância e receptividade que caracteriza este país, onde se concedeu, em 1890, naturalização e cidadania coletiva aos imigrantes que a desejassem, onde já tivemos generais nascidos no estrangeiro e agora uma filha de búlgaros, presidente da República."
O "Correio Braziliense" fala sobre "o sonho de ser brasileiro" - quase 1 milhão de estrangeiros vivem em nosso país e a cada hora chegam 15 novos imigrantes.

Procedentes de 90 nações e espalhadas por 5.565 cidades, essas pessoas têm até meados de agosto para regularizar sua permanência, de acordo com o prazo concedido pela Polícia Federal. 
Ainda este ano, o Brasil poderá, a pedido da ONU, abrigar refugiados da Primavera Árabe, como vem sendo chamada a onda de revoltas no Oriente Médio e no norte da África.

Aliás, depois da eleição da Dilma, muitos alunos já me perguntarm sobre a palavra Presidente no feminino. Seria "presidente" ou "presidenta"?
Tanto faz. As duas formas são consideradas corretas. Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc.
Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.
No entanto, lembre-se de que há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe/a chefe ou o chefe/a chefa, o parente/a parente ou o parente/a parenta, o presidente/a presidente ou o presidente/ a presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO! PARTICIPE SEMPRE!