Powered By Blogger

sábado, 10 de setembro de 2011

DIA DA IMPRENSA

DE 10 DE SETEMBRO PARA 1o. DE JUNHO

Até o ano de 1999, o dia da imprensa era comemorado no dia 10 de setembro.
Foi em 10 de setembro de 1808 que circulou pela primeira vez a Gazeta do Rio de Janeiro, um periódico oficial que servia à Corte. Até esse ano, eram proibidas a circulação e a impressão de qualquer tipo de jornal ou livro. Porém, havia um jornal que, antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente: era o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.
Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas ideias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos.
O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta. Somente em 1999 foi reconhecido oficialmente como pioneiro na história da imprensa brasileira e, então, foi criada uma lei que determinava a mudança do dia da imprensa para 1o de junho.


Morreu nesta quinta-feira em São Paulo o ator Marcos Plonka

O ator trabalhou no cinema e nos programas humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" e "Escolinha do Gugu".


Ator Marcos Plonka, conhecido por seu trabalho humorístico, morreu na noite desta quinta-feira
O judeu Samuel Blaustein
 Ele foi enterrado esta manhã Cemitério Israelita de Embu.
Filho de poloneses, Plonka nasceu em São Paulo. Ele tinha 71 anos e começou a carreira na TV Tupi, onde participou de diversas novelas como "Nino, o Italianinho". Seu trabalho mais recente em novela foi em "Sangue do Meu Sangue", no SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO! PARTICIPE SEMPRE!