Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2011

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

AS SINALIZAÇÕES DO TRÂNSITO SÃO UNIVERSAIS

E por falar em trânsito, aparentemente embriagado, ex-árbitro Godói atropela uma mulher em Franco da Rocha.

PARMÊNIDES E ZENÃO

Platão definiu Parmênides como venerando e terrível, reconhecendo-o como pai espiritual.
Foi o primeiro a sustentar a superioridade da interpretação racional do mundo e a negar a veracidade da percepção sensível.
Zenão - o discípulo mais próximo e predileto de Parmênides - fez da defesa da doutrina do ser o escopo do seu filosofar.
"o movimento não existe"
Ser pode ser usado como cópula - como forma verbal ligada a um sujeito - ou em absoluto, tornando-se ele mesmo sujeito.
A contraposição posta por Parmênides entre verdade - aletheia - e opinião - doxa - tornar-se-ia um tema clássico. Opinião é a crença que se baseia em dados sensíveis e perceptíveis; verdade é a convicção baseada em argumentos racionais, mesmo quando essas argumentações parecem em total oposição às evidências sensíveis.
[creditofoto]
Parmênides foi o fundador da escola eleática
O ser é, o não-ser não é. Toda a argumentação se baseia na redução da ontologia - o estudo do ser - à linguística. Aquilo que é pode ser dito, portanto, pensado, aquilo que não é se afasta de qualquer formulação linguística e intelectual. Seria impossível pensar o nada.
A verdadeira estrutura do mundo consistiria em um ser imutável e eterno.
A razão, não o olho, vê o real.
Zenão tentou refutar as teses dos opositores de seu mestre afirmando que qualquer manifestação do não ser leva a conclusões ainda mais paradoxais. Para realizar um movimento é preciso completar a metade dele, depois a metade da metade e ir subdividindo, sem jamais concluir - é a argumentação da dicotomia [divisão].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO! PARTICIPE SEMPRE!